"18 de Junho Dia do Orgulho Autista"


"18 de Junho Dia do Orgulho Autista"


 A iniciativa de instituir o Dia do Orgulho Autista é da instituição Aspies for Freedom, fundada em junho de 2004, que luta pelos direitos civis dos autistas e mantém um site com fóruns sobre o transtorno do autismo e os demais transtornos de espectros autistas. O objetivo do grupo, além da luta pelos direitos do portador de autismo, é informar e educar o público em geral sobre o assunto e dar apoio às famílias de autistas.
 No primeiro ano de celebração, em 2005, o tema escolhido foi "Aceitação; não cura". Foi realizada uma parada em Seattle, Washington (EUA), e ficou decidido que haveria um tema para cada ano, com objetivo de chamar a atenção da população em geral, reforçar os direitos dos autistas e combater todas as formas de discriminação contra os portadores desse transtorno.
 A exemplo dos anos anteriores, várias universidades, governos, prefeituras e instituições promovem eventos como palestras, debates e caminhadas para celebrar a data. Essas instituições, tanto no Brasil como no exterior, destacam outros objetivos e temas do evento, como: desmistificação sobre o autismo; definições do transtorno; dificuldades e preconceitos; convivência em sociedade; intervenções terapêuticas; intervenções medicamentosas; o cotidiano do autista; depoimentos de pais, responsáveis e terapeutas; propostas pedagógicas; lacuna na formação acadêmica dos profissionais especializados; acessibilidade; propostas de políticas públicas; desafios da educação inclusiva; e metas para a divulgação e conscientização da população.
Várias entidades no Brasil se encarregam de cuidar e de acolher pessoas com transtorno autista e suas famílias, além de divulgar ações sobre o assunto.
 Desde 18 de junho de 2005, 1ª edição do evento mundial denominado "Dia do Orgulho Autista" aqui no Brasil, Fernando Cotta e um grupo formado por pais, familiares e amigos de pessoas autistas passaram a atuar de diversas formas, com ações visando o bem-estar de indivíduos com autismo e de suas famílias. Dessa forma, diversos modos de demonstrar as necessidades das pessoas autistas no Brasil foram efetivamente realizados por esse grupo. Por decisão dos integrantes da entidade, o 1º Prêmio Orgulho Autista 2005, foi criado para premiar e apontar, de forma inédita no Brasil, os destaques no ano referido, em diversas áreas e categorias. 
 Uma verdadeira inspiração para instituições e pessoas ligadas ao autismo no Brasil.



18 JUNHO 2012  -  DIA DO ORGULHO AUTISTA 

8ª edição mundial 


Sessão Solene Câmara Legislativa do Distrito Federal








Veja edições anteriores do Dia do Orgulho Autista.

2014    2013    2012     2011    2010    2009


Veja lista de todos os agraciados com o 
prêmio orgulho autista desde 2006

Vencedores - 2013/2014 ( IX EDIÇÃO ) 
Premiação prevista para 9 de Outubro de 2014 na Radio Nacional em Brasília

Vencedores - 2010/2011 ( VI  EDIÇÃO )
Vencedores - 2009/2010 ( V   EDIÇÃO )
Vencedores - 2008/2009 ( IV  EDIÇÃO ) 
Vencedores - 2007/2008 ( III  EDIÇÃO )
Vencedores - 2006/2007 ( II   EDIÇÃO )
Vencedores - 2005/2006 ( I    EDIÇÃO )



Nenhum comentário:

Postar um comentário