Pagina de Histórico dos ganhadores do Prêmio Orgulho Autista ( Edição - 2007/2008)



III PRÊMIO ORGULHO AUTISTA 2007-2008

Em comemoração a II Edição do Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, o Movimento Orgulho Autista Brasil realizará nesta quinta-feira, a entrega do III Prêmio Orgulho Autista. O Prêmio foi criado em 2005 com o intuito de valorizar as ações que contribuíram para a melhoria de vida das pessoas autistas e seus familiares assim como para uma maior conscientização da população a respeito dessa síndrome tão pouco conhecida e divulgada.

A premiação acontecerá em solenidade nos Estúdios da Radio Nacional de Brasília AM (980) durante o programa Cotidiano, apresentado pela jornalista Luiza Inês Vilela, com transmissão ao vivo para todo Brasil, nesta quinta-feira, dia 02 de abril, das 10h às 12h.

Vencedores do III Prêmio Orgulho Autista - 2007/2008

I) Professora Destaque - SILVANA DE FAVERI - Professora da Escola Parque 313/314 Sul - Brasília/DF.

II) Diretora de Escola Destaque - LIGIA CASTRO - Diretora do Centro de Ensino Especial de Brazlândia Cenebraz - Brazlândia/DF.

III) Autor e Livro Destaque - HERMÍNIO MIRANDA - Autismo - Uma Leitura Espiritual. Rio de Janeiro/RJ.

IV) Pessoa / Instituição de Atendimento a Autistas Destaque - ESTELA MARES GUILLEN DE SOUZA - Associação de Pais e Amigos de Pessoas Especiais - APAPE - Belo Horizonte/MG.

V) Internet Destaque - PRISCILLA SIOMARA GONÇALVES - Comunidade Virtual Autismo no Brasil/Yahoo. Americana/SP.

VI) Pessoa de Órgão ou Empresa Pública ou Empresa Privada Destaque - MAURÍCIO DE SOUSA - Maurício de Sousa Produções. São Paulo/SP.

VII) Imprensa Escrita - Revista Destaque - TÂNIA NOGUEIRA - Revista Época – Edição n° 473 de 11jun2007. Um Novo Olhar sobre o Autismo.

VIII) Imprensa - Fotografia Destaque - Revista Época – FREDERIC JEAN - Foto de Capa -Edição n° 473 de 11jun2007. Um Novo Olhar sobre o Autismo.

IX) Imprensa - Televisão Destaque - SERGINHO GROISSMAN - Programa Ação - dedicado ao autismo – exibido em 15set2007, TV Globo.

X) Imprensa - Rádio Destaque - CLAYTON AGUIAR - Rádio Globo - AM. Entrevista a especialista norte-americana Crystal Castañeda em 31/07/2007 - Brasília/DF.

XI) Psicóloga Destaque - ANA MARIA BEREOHFF - Psicóloga - Terapia Comportamental - Brasília/DF.

XII) Médico Destaque - WALTER CAMARGOS - Psiquiatra - Belo Horizonte/MG.

XIII) Político Destaque - VEREADOR MÁRCIO PACHECO - Câmara de Vereadores do Município do Rio de Janeiro/RJ, apresentou e aprovou a Lei do autista, n° 4.709, para o município do Rio de Janeiro/RJ.

XIV) Atitude Destaque - FÁTIMA CELESTE - Associação Amigos da Mente (AME) - Brasília/DF



EVENTO COMEMORATIVO AO DIA INTERNACIONAL DO AUTISMO NA CÂMARA DOS DEPUTADOS

A Câmara dos Deputados será palco no próximo dia 02 de abril de 2009, às 14h30, no plenário 11, anexo II, da Câmara dos Deputados, evento comemorativo à 2 ª edição mundial do Dia Internacional do Autismo. Tal edição está sendo promovida pela ONG Movimento Orgulho Autista Brasil, pela Coordenadoria para Inclusão da Pessoa com Deficiência do Distrito Federal (CORDE/DF) e pelo GDF Cidadania (SUBCID).

O Movimento Orgulho Autista Brasil é uma Organização Não-Governamental (ONG), que busca a melhoria da qualidade de vida das pessoas autistas e de suas famílias. Para isso, luta ativamente para a obtenção de políticas públicas dos Governos Federal, Estaduais e Municipais voltadas para essa camada da população.

Apesar de essa entidade ter como lema “todos os pais e mães devem ter orgulho de seus filhos, inclusive os filhos autistas”, existe a consciência de que para muitos isso só é possível com variadas terapias precocemente administradas.

O Movimento Orgulho Autista Brasil atua em vários estados brasileiros e não admite cobrança de entrada ou qualquer forma de taxa para ingresso em seus eventos.

O Dia Internacional do Autismo é comemorado em todo o mundo em 02 de abril, tendo sido consagrado pela Organização das Nações Unidas (ONU), estando em sua segunda edição.

Muito há para ser feito em políticas públicas. Queremos ser ouvidos na nossa casa, a Câmara Legislativa Federal, por aqueles que nos representam, os deputados, para que saibam das necessidades da pessoa autista e seus familiares. Só assim, através da conscientização, poderemos formar parcerias e contar com o empenho de nossos representantes.

PROGRAMAÇÃO

TEMA: Evento Comemorativo à 2ª edição mundial do Dia Internacional do Autismo 02 de abril de 2009.

PROMOÇÃO: ONG Movimento Orgulho Autista Brasil, Coordenadoria para Inclusão da Pessoa com Deficiência do Distrito Federal (CORDE/DF) e GDF Cidadania (SUBCID).

14h30 – abertura

Mediador - A importância do “Dia Internacional do Autismo” e sua comemoração mundial.- Fernando Cotta, coordenador da CORDE-DF, foi o 1º presidente do Movimento Orgulho Autista Brasil, pai de autista;

14h45 – Autismo e Segurança Pública - Diante da criminalidade os Autistas estão seguros ? - Precisamos de delegacias especializadas para atender Pessoas com Deficiência (PcD) ?- Deputado Federal Laerte Bessa, Delegado de Polícia Civil, especialista em segurança pública;

15h – Os direitos das pessoas autistas e seus familiares.

- Deputado Federal Luiz Couto, Integrante da Comissão Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados, Professor Universitário e Sacerdote Católico;

15h15 – O Autismo precisa de orçamento em separado das Pessoas com Deficiência (PcD) para ter destaque e ser executado ?

- Deputado Federal Geraldo Rezende, Coordenador da Frente Parlamentar da Pessoa com Deficiência da Câmara dos Deputados;

15h30 – Autismo no Orçamento Distrital, Municipal, Estadual e Federal.

- Luis Fenelon – Diretor do ICAP, especialista em orçamento voltado a projetos para Pessoas com Deficiência, criador do “Dia do Autismo no Orçamento - 09 de outubro”;

15h45 – Políticas Públicas para os Autistas no DF.

- Deputado Distrital Benício Tavares – Presidente da Frente Parlamentar da Pessoa com Deficiência da Câmara Legislativa do Distrito Federal;

16h – Situação dos familiares de autistas no Distrito Federal.- Luciano Pereira – Diretor Jurídico da Associação dos Amigos dos Autistas do Distrito Federal (AMA-DF), advogado e pai de autista;

16h15 – Perspectivas para os autistas na rede pública de saúde do Distrito Federal.

- Deputado Federal Augusto Carvalho – Secretário de Saúde do Governo do Distrito Federal (GDF);

16h30 – O autista diante do sistema de saúde.

- Rosa Horita – Médica Psiquiatra do Centro de Orientação Médico Psicopedagógica - COMPP do Governo do Distrito Federal, com especialização em Autismo. Vencedora do II Prêmio Orgulho Autista 2006, categoria Medicina Destaque;

16h45 – Situação da Educação para Autistas no Brasil. Inclusão e Educação Especial.

- Márcia Pereira – Escritora com livros publicados sobre autismo, Professora da Secretaria de Educação do DF, mestranda em Autismo, Vencedora do II Prêmio Orgulho Autista 2006, categoria Professora Destaque, Diretora de Ensino do Movimento Orgulho Autista Brasil;

17h - Biblioteca Pública sobre Autismo, Centro Complementar de Atendimento a Autistas, e demais Políticas Públicas de Educação voltadas para a pessoa com Autismo no DF.- José Luis Valente - Secretário de Educação GDF;

17h15 - Centro de Informação sobre o Autismo.

- César Melo - Subsecretário de Cidadania da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania do Governo do Distrito Federal (SEJUS/GDF);

17h30 - O Atendimento a Autistas na Associação de Pais e Amigos de Pessoas Especiais (APAPE) - A experiência mineira.

- Estela Mares Gullen de Souza, presidente da APAPE–BH/MG - Vencedora do III Prêmio Orgulho Autista na Categoria Instituição de Atendimento a Autistas Destaque, mãe de autista.

17h45 - Sugestões de Políticas Públicas para os autistas e projetos da ONG para 2009/2010.

- Alexandra Capone, Diretora-Presidente do Movimento Orgulho Autista Brasil, mãe de autista.

18h - Encerramento.



Fonte:  http://diversidadeautista.blogspot.com.br/2009_04_01_archive.html


Veja os premiados de Edições Anteriores do Prêmio Orgulho Autista



Vencedores - 2010/2011 ( VI  EDIÇÃO )
Vencedores - 2009/2010 ( V   EDIÇÃO )
Vencedores - 2008/2009 ( IV  EDIÇÃO ) 
Vencedores - 2007/2008 ( III  EDIÇÃO )
Vencedores - 2006/2007 ( II   EDIÇÃO )
Vencedores - 2005/2006 ( I    EDIÇÃO )



Nenhum comentário:

Postar um comentário